top of page
Dr Celso Ferraz, especialista e mestre em Cirurgia Ortognática e extração de dentes do siso, Cirurgia Ortognática com quem realmente entende do assunto Dr Celso Ferraz atende em Bragança Paulista e São Paulo

Assimetria Facial

Assimetria de Mandíbula

Assimetria facial causada pelo mau posicionamento horizontal da mandíbula. Este caso, conhecido como prognatismo assimétrico, é resolvido apenas com a osteotomia da mandíbula.

Assimetria de Mandíbula e Maxila

Assimetria horizontal e vertical da maxila e da mandíbula, sendo este caso mais complexo do que o anterior pois necessita de cirurgia bi-maxilar.

Micrognatia (falta de queixo)

A micrognatia pode ser resolvida apenas com o avanço da mandíbula, mas frequentemente para a resolução completa é realizada uma cirurgia bi-maxilar no paciente, pois a rotação horária e anti-horária influenciam diretamente a projeção que será conseguida para o mento.

Prognatismo (queixo para frente)

Muitos pacientes acreditam ter o queixo para frente quando na verdade trata-se da maxila que esta retruída (para trás) ou a combinação destes dois fatores.

Síndrome da Face Longa

Pode estar associada ao prognatismo ou ao micrognatismo e caracterizar-se pelo paciente ter uma face comprida em relação à sua largura. Esta condição pode ser causada por um excesso de crescimento vertical da maxila levando a incompetência labial e a um sorriso gengival associado ou não à um excesso vertical do mento.

Problemas Transversais

Estão associados a mais de 80% de qualquer deformidade facial que um paciente possa ter. Quando estas deformidades transversais são superiores a 8mm o paciente necessita de expansão rápida, cirurgicamente assistida, procedimento que poderá ter a necessidade de ser completado no futuro por uma Cirurgia Ortognática convencional.

No exemplo abaixo vemos um caso de expansão rápida cirurgicamente assistida. Outros fatores que podem pesar na decisão de fazer uma expansão rápida ou resolver o problema em apenas uma cirurgia é quando o espaço presente é muito menor do que o espaço requerido causando um apinhamento dentário.

No exemplo abaixo vemos um caso em que em apenas uma cirurgia é feito o avanço da maxila, resolvendo o problema transversal.

Mordida Aberta

A mordida aberta pode levar a um sinal clínico de hipertomia do músculo mentalis, pois esta é a única maneira que o paciente consegue ter o selamento labial.

A maior parte dos casos de mordida aberta requer o nivelamento da maxila em dois segmentos e a segmentação da mesma para nivelamento cirúrgico e correção de mordida aberta. Abaixo um caso que a segmentação não é realizada.

Mentoplastias

São osteotomias realizadas apenas na parte anterior da mandíbula, em alguns casos podem ser realizadas isoladamente para a solução do problema, mas a maioria das vezes fica associada a outros procedimentos.

Agende uma consulta conosco. Teremos prazer em orientá-lo. No caso de você já possuir um Ortodontista, trabalharemos em conjunto.
Contate-nos >> 

Cirurgia Ortognática

Quem pode se beneficiar da cirurgia?

As pessoas que podem se beneficiar da Cirurgia Ortognática são aquelas que apresentam mordida imprópria ou mandíbula e/ ou maxilas posicionadas de forma incorreta.  O crescimento do maxilar se dá através de um processo gradual, mas em alguns casos, os maxilares superiores e inferiores podem crescer em desarmonia. O resultados são variados e podem afetar a função mastigatória, a fala, a saúde oral de longo prazo, e a aparência.

Existem casos em que o paciente pode ter o benefício antecipado, ou seja, casos que não necessitam o uso de aparelho antes da cirurgia, usando o aparelho após a mesma.

Quando um tratamento ortodôntico isoladamente não funciona?

A Ortodontia por si só pode corrigir problemas de mordida se o problema do paciente envolver somente seus dentes. A Cirurgia Ortognática pode ser necessária quando o problema do paciente encontra-se no maxilar e ou na mandíbula. Os casos são variados e o problema pode ser hereditário, de influências ambientais ou ter sido causado por uma fratura no rosto.

Nós trabalhamos mantendo uma estreita relação com o Ortodontista, que pode ser um profissional escolhido pelo paciente ou indicado por nós. A relação entre o Ortodontista e o Cirurgião é imprescindível para o resultado de uma nova relação dental e facial do paciente que seja mais atraente, funcional e saudável. Se você é um candidato para cirurgia, consulte-nos.

Como funciona o tratamento com o Ortodontista?

Antes da cirurgia, o paciente precisará usar um aparelho que muda os seus dentes para uma nova posição, eles serão alinhados de acordo com  a futura posição da mandíbula e maxila. Essa nova posição é determinada pelo cirurgião após análise detalhada do caso. Antes da cirurgia, os dentes do paciente são preparados para se encaixar perfeitamente após a cirurgia, daí a necessidade de um trabalho conjunto entre o Ortodontista e o Cirurgião.

O que é a Cirurgia Ortognática?

É o ultimo passo, após uma série de procedimentos clínicos e laboratoriais que permitem ao cirurgião posicionar a maxila e /ou mandíbula em uma posição tridimensional perfeita de maneira a conseguir para o paciente uma correta função estomatognatica, uma respiração adequada e melhora da estética facial.

Planejamento
Tecnologia de ponta no diagnóstico do perfil ideal 

Para determinar e definir exatamente como será realizada a cirurgia usamos técnicas e computadores modernos e modelos tridimensionais que determinam todos os aspectos a serem abordados durante o procedimento. Raios X faciais abrangendo toda a face, tomografias e imagens computadorizadas preveem os resultados da cirurgia para o paciente, dando-lhe uma ideia de como será o resultado final do procedimento. Todos os dados e exames são inseridos em softwares que permitem um cálculo preciso  do reposicionamento da mandíbula e maxila do paciente.  Os resultados da cirurgia são simulados em computador. Essas técnicas, aliadas à experiência e didática do Dr. Celso Ferraz, ajudam o paciente a entender o processo cirúrgico e os benefícios da Cirurgia Ortognática.

Cirurgia Virtual

Nossa clínica está equipada com a cirurgia 3D virtual do sistema Dolphin o que nos permite realizar o procedimento com muito mais predicção. Este magnífico sistema funciona como um Autocad para a face, fazendo um mix perfeito entre fotos tomadas de maneira padronizada, uma tomografia 3D e os dentes scaneados. Como você pode observar no vídeo, o sistema nos permite simular todos os movimentos com precisão de décimos de milímetros e gerar guias cirúrgicos que saem do plano virtual e se materializam em impressoras 3D, dando maior precisão a cirurgia.

Quais são os benefícios da Cirurgia Ortognática?

Ao passar por uma Cirurgia Ortognática, os dentes do paciente são reposicionados de forma funcional, equilibrada e saudável. A maioria dos pacientes observa melhorias drásticas em sua aparência, deglutição, mastigação e dicção. A Cirurgia Ortognática ainda previne o trauma de oclusão e doenças periodontais, que são grandes responsáveis pela perda dos dentes na terceira idade.

Antes da cirurgia, o paciente precisará usar um aparelho que muda os seus dentes para uma nova posição, eles serão alinhados de acordo com  a futura posição da mandíbula e maxila. Essa nova posição é determinada pelo cirurgião após análise detalhada do caso. Antes da cirurgia, os dentes do paciente são preparados para se encaixar perfeitamente após a cirurgia, daí a necessidade de um trabalho conjunto entre o Ortodontista e o Cirurgião.

A Cirurgia Ortognática é planejada individualmente para cada paciente. Nos vídeos abaixo você pode entender melhor alguns dos procedimentos e diagnósticos mais comuns.

bottom of page