top of page
Agende uma consulta conosco. Teremos prazer em orientá-lo. No caso de você já possuir um Ortodontista, trabalharemos em conjunto.
Contate-nos >> 
Dr Celso Ferraz, especialista em Cirurgia Ortognática, implantes dentários e extração de dentes do siso com ótimo pós operatório
O que é apneia do sono?

Apneia do sono é um distúrbio comum que afeta milhões de homens, mulheres e crianças. É uma doença que tem consequências potencialmente graves, mas que não é frequentemente diagnosticada. Clinicamente, a apneia é definida em adultos como a interrupção da respiração e é diagnosticada quando essa interrupção dura mais de 10 segundos. Nos pacientes com apneia do sono, a via aérea é obstruída pelo relaxamento do músculo.

O sono tem várias fases, uma fase essencial para nosso metabolismo é a fase chamada de Sono REM. Nessa fase, toda a musculatura do corpo relaxa. Se o paciente possui a via aérea estreita, quando ele atinge essa fase do sono a via aérea é obstruída pelo relaxamento dos músculos.

Quem tem apneia para de respirar repetidamente durante o sono. A cada parada, o cérebro envia um sinal para despertar a pessoa durante o sono, com a finalidade de que ela comece a respirar novamente. Como consequência, o paciente tem um sono de má qualidade, com muitas interrupções, não atinge estágios importantíssimos do sono que são essenciais para o bom funcionamento do metabolismo.

Como a apneia é diagnosticada?

A apneia obstrutiva do sono é uma condição potencialmente fatal e que requer atenção dos médicos. A apneia oferece riscos como ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, batimento cardíaco irregular, pressão alta, doenças cardíacas e até diminuição da libido do paciente. Além disto, a apneia provoca sonolência durante o dia, que pode resultar em acidentes, perda de produtividade e problemas de relacionamento interpessoal. Existem apneias leves, moderadas e graves.

Como tratar a apneia?

Existem muitas opções de tratamento, elas dependem da gravidade da apneia e também outros aspectos da doença. Se os métodos conservadores não corrigirem a doença a Cirurgia Ortognática é indicada.

Como a Cirurgia Ortognática pode curar a apneia?

A úvula e a língua estão inseridas na maxila e na mandíbula.  Se os ossos do paciente estão mal posicionados a via aérea pode ficar estreita causando a apneia. A Cirurgia Ortognática nestes casos tem o objetivo de desobstruir esta via aérea, avançando a maxila e a mandíbula, resolvendo definitivamente o problema do paciente.

Apnéia do sono
bottom of page